ENERGIA

A geração de energia qualificada se torna um fator de extrema importância para o funcionamento adequado
e seguro de um data center, seja em Edifícios de Missão Crística, Edifícios Multidisciplinares, Data Centers 
modulares Outdoor ou Retrofits a energia que alimenta todos os componentes tem que seguir um padrão de qualidade. A ATI Solutions fornece soluções de qualidade de acordo com o seu projeto visando segurança

COMPONENTES ADEQUADOS

Para garantir a qualificação de um sistema elétrico, a ATI Solutions participa desde o início do projeto, passando pela implantação e após a finalização realiza os testes de acordo com as normas estabelecidas para que a energia gerada para seus Data Centers sejam qualificadas e seguras

UPS (NOBREAKS)

Sistema para fornecimento de força ininterrupta e “limpa” (livre de distorções), necessária para alimentação de equipamentos eletrônicos que toleram apenas  milisegundos de interrupção.

 

O equipamento retifica a corrente alternada e mantém carregados grandes bancos de baterias, que constituem a reserva necessária de energia. Um módulo “inversor” compõe uma nova corrente alternada a partir da contínua, sendo, em caso de interrupção, alimentado pelas baterias.

 

As baterias devem garantir autonomia entre 5 a 15 minutos de interrupção, tempo mais que suficiente para o gerador assumir. Em caso de defeito ou sobrecarga, bem como para manutenção, uma “chave estática” deve transferir, sem interrupção, a carga para alimentação direta e, portanto, desprotegida.

 

Para não correr este risco, um sistema UPS deve ser configurado com redundância, de preferência em sistemas duplicados e independentes.

 

O UPS “dinâmico” ou “rotativo” utiliza um volante para armazenar energia, substituindo ou reduzindo o uso de baterias.

 

GERADORES

Sistema de geração própria de força para uso essencial, torna-se necessário pela insegurança no fornecimento público.

Composto por unidade de monitoração e controle, reservatório de combustível, motor a diesel acoplado a um alternador trifásico, bem como quadro de transferência entre as alimentações, o sistema assume as cargas automaticamente dentro de alguns segundos.

 

O gerador também pode fornecer energia para limitar a demanda junto à concessionária.

Em configuração redundante (e manutenção competente), a confiabilidade pode ficar alta.

 

QUADROS ELÉTRICOS

Os circuitos alimentados pelos sistemas UPS demandam uma flexibilidade especial para acompanhar as constantes trocas e mudanças dos servidores e storage.

 

A Aceco TI desenvolveu quadros de distribuição providos com disjuntores extraíveis (plug-in) que permitem troca de amperagem e balanceamento das fases sem risco, mesmo com o quadro energizado.

 

BANCO DE CARGA

Testar a infra-estrutura com a própria carga crítica é arriscado. O uso do banco de cargas AVTRON eleva a confiabilidade dos sistemas de força com UPS, quadros e geradores.É um conjunto de resistências com ventilação forçada e controles muito práticos, podendo ser uma instalação fixa permanente ou um equipamento transportável.

 

Um gerador em sistema redundante raramente assume uma carga maior que 50% da sua capacidade, causando acúmulo de resíduos da combustão. Com o banco de cargas, é possível elevar a temperatura durante o teste, assim assegurando o pleno desempenho a qualquer momento.

 

As cargas podem ser aplicadas em níveis configuráveis para simular transferências repentinas que ocorrem em situações reais de emergência. O gerador tem limites para aceitar “step loads”. “O contrato de Serviços Ongoing” pode incluir teste com banco de carga.

 

© 2018 ATI Solutions | Todos os Direitos reservados.

Desenvolvido por