SEGURANÇA

PORQUE INVESTIR?

O valor da Informação para empresas públicas e privadas tem aumentado muito. Cada vez mais se exige maior disponibilidade e, uma parada não programada pode significar a falência de toda uma corporação.

O valor de TI fica evidente e os gestores devem se preocupar em assegurar a disponibilidade exigida pelo negócio.

COMPLEXIDADE DO DATA CENTER

Os Data Centers convivem com mudanças frequentes, de tecnologia como virtualização, cloud computing, redes sociais.

 

 

Na área de infraestrutura a busca por maior capacidade de processamento leva a uma exponencial demanda por energia e com isto melhor climatização e controles eficientes de infra nos Data Centers.

 

 

Com o incremento de novos serviços e a redução no número de paradas, fica bastante difícil administrar as mudanças necessárias para os melhores resultados em TI.

AMEAÇAS E RISCOS

Um Data Center sem uma qualificação em sua infraestrutura de segurança fica vulnerável a riscos físicos e outras ameaças que, em atuação podem gerar grandes prejuízos ao ambiente de TI e até ao negócio.

 

Incêndio, água, acesso indevido, roubo, sabotagem, impactos físicos, explosões e campos eletromagnéticos são os principais vilões a um ambiente tão crítico como um Data Center.

 

A infraestrutura física não qualificada com instalações elétricas obsoletas e paredes sem proteção contra fogo/água fazem o ambiente se tornar uma bomba-relógio sem hora certa para explodir!

 

Atualmente existem normas específicas que orientam os gestores na escolha dos melhores requisitos de segurança para corrigir as possíveis vulnerabilidades dos ambientes e evitar que uma ameaça se torne realidade trazendo prejuízos ao negócio.

4 FATORES DE SUCESSO
Infra-Estrutura

Para alta disponibilidade é necessário que um Data Center seja projetado e construído com uma infraestrutura de alta performance, com redundância, confiabilidade. A eficiência dos sistemas de energia, climatização, segurança, automação e monitoramento devem ser objetivo a serem alcançados.

Importante: Não adianta a companhia investir em um ambiente com redundância (Tier2, Tier3...) se os equipamentos não oferecerem alta confiabilidade!

Manutenção

Um Data Center requer cuidados constantes, preventivos, corretivos e adequações constantes para atender as demandas de TI.

Um programa de manutenção é recomendado e sua execução deve ser feita por profissionais altamente qualificados, atuando baseados em normas e melhores práticas a fim de garantir alta disponibilidade de funcionamento de toda a infra do Data Center, aumentando a vida útil dos equipamentos e diminuindo as paradas não programadas.

Segurança Física

Há uma preocupação dos gestores de TI em contingenciamento dos sistemas e infra, e isto deve ser elaborado dentro de uma estratégia de disponibilidade desejada, mas não podemos esquecer que sem uma segurança física adequada o plano de contingência fica fragilizado, quando uma ameaça atinge o ambiente crítico pode gerar grandes prejuízos financeiros e também operacionais.

Conformidade e Certificação

Existem normas e regulamentações nacionais e internacionais específicas para Data Center.

 

A Certificação é a única a garantia de eficácia dos sistemas de infraestrutura de segurança que garantirá Alta Disponibilidade do Data Center.

© 2018 ATI Solutions | Todos os Direitos reservados.

Desenvolvido por