

GESTÃO DE TI - MONITORAÇÃO DE TI E FACILITIES
UPS (NO-BREAKS)
Sistema para fornecimento de força ininterrupta e “limpa” (livre de distorções), necessária para alimentação de equipamentos eletrônicos que toleram apenas milisegundos de interrupção.
O equipamento retifica a corrente alternada e mantém carregados grandes bancos de baterias, que constituem a reserva necessária de energia. Um módulo “inversor” compõe uma nova corrente alternada a partir da contínua, sendo, em caso de interrupção, alimentado pelas baterias.
As baterias devem garantir autonomia entre 5 a 15 minutos de interrupção, tempo mais que suficiente para o gerador assumir. Em caso de defeito ou sobrecarga, bem como para manutenção, uma “chave estática” deve transferir, sem interrupção, a carga para alimentação direta e, portanto, desprotegida.
​
Para não correr este risco, um sistema UPS deve ser configurado com redundância, de preferência em sistemas duplicados e independentes.​

O UPS “dinâmico” ou “rotativo” utiliza um volante para armazenar energia, substituindo ou reduzindo o uso de baterias.
GERADORES
Sistema de geração própria de força para uso essencial, torna-se necessário pela insegurança no fornecimento público.
​
Composto por unidade de monitoração e controle, reservatório de combustível, motor a diesel acoplado a um alternador trifásico, bem como quadro de transferência entre as alimentações, o sistema assume as cargas automaticamente dentro de alguns segundos.
O gerador também pode fornecer energia para limitar a demanda junto à concessionária.
Em configuração redundante (e manutenção competente), a confiabilidade pode ficar alta.

QUADROS ELÉTRICOS
Os circuitos que são alimentados pelos sistemas UPS (Uninterruptible Power Supply) exigem um nível elevado de flexibilidade, principalmente porque precisam acompanhar as frequentes alterações e realocações de servidores, storages e demais equipamentos críticos.
Pensando nessa necessidade constante de adaptação, a ATI Solutions desenvolveu uma solução inteligente e segura: quadros de distribuição equipados com disjuntores extraíveis no formato plug-in.
Esse tipo de tecnologia permite realizar trocas de disjuntores com diferentes amperagens e fazer o balanceamento das fases de maneira prática e segura, mesmo com o quadro energizado, evitando interrupções e garantindo maior disponibilidade e eficiência operacional para os ambientes de missão crítica.

BANCO DE CARGA
Testar a infra-estrutura com a própria carga crítica é arriscado. O uso do banco de cargas AVTRON eleva a confiabilidade dos sistemas de força com UPS, quadros e geradores.É um conjunto de resistências com ventilação forçada e controles muito práticos, podendo ser uma instalação fixa permanente ou um equipamento transportável.
Um gerador em sistema redundante raramente assume uma carga maior que 50% da sua capacidade, causando acúmulo de resíduos da combustão. Com o banco de cargas, é possível elevar a temperatura durante o teste, assim assegurando o pleno desempenho a qualquer momento.
As cargas podem ser aplicadas em níveis configuráveis para simular transferências repentinas que ocorrem em situações reais de emergência. O gerador tem limites para aceitar “step loads”. “O contrato de Serviços Ongoing” pode incluir teste com banco de carga.
